top of page
Suor e devoção
Iniciamos a concepção do nosso espaço físico em fevereiro de 2020, quando fizemos a primeira visita à sala 1307 do edifício Rural Bank, no centro de Vitória. Ao observarmos os detalhes ali existentes, logo imaginamos os locais onde entrariam as plantas, as mesas e as cadeiras e logo no dia primeiro de março adentramos ao imóvel.
Tardes com o mestre Ronaldo Fraga
Recebidos pelo estilista e amigo Ronaldo Fraga em seu lúdico apartamento em Belo Horizonte, passamos tardes desenhando e criando os itens da coleção “…e o que dizem as águas?”, além do tempo de criações, registramos em detalhes o poético apartamento de Ronaldo.
Mestres da cultura de Soure, Pará
Em projeto desenvolvido pelo Movimento Cidade junto ao Nubank, fomos convidados para identificar os principais agentes e mestres da cultura local invisibilizados. Formamos uma equipe composta por um sociólogo, um fotógrafo e um escritor e adentramos ao interior do Pará, na cidade de Soure
Um mergulho em Suassuna
Fomos recebidos por Silvio Vilar na fazenda Panati, Taperoá, Paraíba, junto aos amigos Luisa Meirelles e Victor Bessière. Silvio é sobrinho do gênio Ariano Suassuna e tio de Lucas Vilar, que nos levou até a fazenda Carnaúba, residência de Ariano na Paraíba, onde encontramos Manu Suassuna, filho de Ariano, para uma tarde de trocas artísticas, boas histórias e uma imersão profunda e emocionante em Suassuna.
De Recife ao Cariri
Em nossa segunda experiência imersiva ao Cariri paraibano, aprofundamos o mergulho nas percepções mais sensíveis que o local proporciona. Sentimos o silêncio e buscamos investigar os traços místicos presentes no cotidiano local através de metodologias de escuta e de entrevista aberta junto aos amigos que fizemos no local.
Cultura na Costa do Cacau
Em parceria com Movimento Cidade junto ao Nubank, adentramos em um município na costa do Cacau, no sul da Bahia, com objetivo de ouvir os principais expoentes de uma cultura subvalorizada e por vezes invisibilizada.
Foz do Rio Doce: E o que dizem as águas?
Sob direção criativa de Ronaldo Fraga, executamos o projeto “…e o que dizem as águas?”, um projeto de desenvolvimento de território na Foz do Rio Doce, nas vilas de Regência e Povoação, locais vitimados pelo maior crime ambiental da história do Brasil.
Fraga, Proença e outras surpresas
Nosso primeiro contato com o Cariri paraibano foi junto ao estilista e grande amigo Ronaldo Fraga. Adentramos ao solo sagrado da Paraíba sob os olhares e direcionamentos de Ronaldo para uma expedição que ressoa até os dias de hoje em nossas perspectivas sociais, estéticas e culturais.
Barra: Regionalismo e retorno
Nos últimos anos, observamos símbolos, signos e objetos do imaginário popular brasileiro, tomando distância de seus verdadeiros significados, a bandeira que virou artifício eleitoral, as cores que foram esvaziadas de sentido e um sentimento de pertencimento ao local de origem que foi tomado de um povo por ter ganho conotações distantes de uma abrangência nacional unificada.
Pra quem jura que não desenha, mas ama vinho
Fizemos em Vitória/ES, junto ao amigo Ronaldo Fraga, a oficina “Para quem jura que não desenha, mas ama vinho”, uma oficina revelada por Ronaldo aos criativos e entusiastas do universo, onde desenhos, vidas, vinhos e histórias são partilhados ao redor da mesa.
Cetti: Concepção e construção
Num direcionamento conjunto com a equipe criativa da marca, desenvolvemos e orientamos a criação de produtos, de estampas, editoriais fotográficos e o filme da coleção que marca os três anos de atuação da marca.
Class: Subversão cultural possível
Referenciamos o cinema brasileiro em “O Dragão da Maldade”, reforçamos bases políticas num período sombrio em “Metalúrgica”, Joaquim Tenreiro e outras referências sólidas do imaginário popular brasileiro
bottom of page